Yo!
Não exatamente isso, mas é o que o produtor da Ghibli, Toshio Suzuki, acha. Vamos ver?
No evento em que Suzuki apresentou os primeiros Bluray da Ghibli, o assunto era, claro, o sucesso do bluray de Evangelion, maior sucesso japonês nessa nova mídia. Todos sabem que Hideaki Anno, diretor de Evangelion, trabalhou para a Ghibli durante a produção de Nausicaa.
E ai, o velho começou a falar sozinho
“Eu nunca havia assistido ao Evangelion e fui lá ver e percebi uma coisa. Evangelion (se referindo aos Eva) é um kyojinhei”, declarando que notou claramente que os robôs de Anno eram inspirados nos robôs que Miyazaki criou para sua obra mais popular.
“Eu nem imaginava que Anno tivesse vivido 30 anos atormentado pelos kyojinhei”. e cheio de dinheiro, já que Evangelion nunca parou de fazer dinheiro.
Depois, ele voltou ao assunto e falou que a Disney sugeriu à Ghibli que começassem a passar suas obras pro Bluray. Deve ter sido algo tipo “negócio é o seguinte: vamos trabalhar, vagabundos, quero esse material pra ontem!”
Logo ele pensou em Nausicaa, já que era um plano antigo seu, refazer a animação à partir dos negativos. “Miya-san (apelido carinhoso de Miyazaki) terminou o trabalho e queria jogar os negativos fora. Eu briguei com ele e tratei de proteger isso até hoje”. Assim, o novo Bluray de Nausicaa será uma nova edição, muito além de um remaster, eles pretendem trazer o sabor original da animação da epoca.
Gake no ue no Ponyo saiu em Bluray e o novo Karigurashi no Arieti também deve seguir o mesmo caminho, mas agora, teremos os crássicos também em formato digital de alta qualidade, full HD, etc.
Esse vídeo passou antes da TV japonesa passar Ponyo, fazendo propaganda do novo de Miyazaki, para o verão japonês.
Eu gostaria de ver, tenho Nausicaa e uma porrada de DVD do estudio Ghibli, e não vejo muita vantagem em trocar pra BD nesse caso, mas se forem fazer um remaster fodão, vale uma olhada no mínimo. Ah, sai 14 de Julho, somente no Japão oficialmente. 7140 ienes, mas a Amazon tá fazendo pré-venda por 5147 ienes. Vem o disco e um livreto com imagens de produção.
Quanto ao Eva… Sim, inspiração pode até ser, mas antes de termos otakus chorando, é só o design, porra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário