Fui ajudar a fazer o Genkidama!

Você vai ser redirecionado automaticamente! Ou pode clicar em
http://xilfx.com.br
e atualizar seus favoritos!

31 de ago. de 2008

Comecando

Yo!

Primeira postagem eh sempre uma desgraca. Tem que ter apresentacao, tem que dizer a que veio, e talz.

Sinceramente?

To precisando voltar a escrever minhas besteiras. Alias, eu ateh queria voltar atras, para o ponto onde tudo mudou pra mim. Onde eu perdi o tesao por escrever.

Quem me conhece de outras festas, pode ter lido alguma noticia em sites de anime e manga com o meu nome. Pode ter lido algum fanfic. Pode me conhecer da epoca do site dos ComboRangers, onde eu participava ativo do forum, fui ateh moderador por um tempo. Pode ter participado de alguma lista do Yahoo!, onde eu tambem participava. Pode tambem ter me conhecido do Orkut ou do Deviant Art. Na ultima das hipoteses, pode ter lido alguma coisa minha na revista Neo Tokyo. Se voce me conhece, provavelmente jah sabe como vai ser isso aqui.

Bem, voltando ao meu amor pela escrita, retorno aos meus doze, treze anos. Foi quando eu comecei a escrever fanzines com um grupo de amigos. Nos publicamos apenas uma unica vez, mas sempre estavamos criando, desenhando, escrevendo ou simplesmente batendo papo. Quadrinhos estava no auge, com brasileiros vendendo trabalhos para os americanos e producao nacional a todo vapor. Saia tanta coisa nas bancas que eu gastava quase todo meu salario humilde pra comprar o que eu gostava (e o que eu nao gostava, eu era bem idealista).

Entre indas e vindas, eu decidi vir pra cah, pro Japao, no inicio do ano 2000. O mundo nao acabou, o bug do milenio passou, e eu vim pra terra dos meus pais, pra juntar grana e montar um estudio. Porque eu nao via outro caminho senao me lancar no Brasil.

Com o tempo, eu pensei... Por que nao investir no Japao? O Brasil jah mostrava sinais de fraqueza com as producoes nacionais, meus amigos jah tinham parado e parecia que soh eu ainda via alguma coisa com quadrinhos.

Estudei o japones de novo. Nao estudava a lingua desde meus... 10? 11 anos? nao lembro mais, mas precisei voltar quase do zero. Enquanto isso, estudava tambem a linguagem dos quadrinhos japoneses, que eu mal conhecia. E olha que eu pegava os volumes da Jump do meu tio desde que eu nasci!

Mas... sei lah. Talvez eu tenha ficado mais exigente. Talvez, soh preguicoso. Talvez a vida corrida, talvez eu soh tenha crescido demais, me tornado adulto demais. Soh sei que nao tinha mais aquele amor pelos meus trabalhos. Eu estava sozinho e trabalhar sozinho eh mais dificil do que parece. Nao que eu sinta que precise de assistentes ou companheiros pra fazer uma HQ. Mas eh a companhia, o papo, trocar experiencias e opinioes... Nao ter isso realmente me deixa como um aleijado.

Mandei somente duas historias para um teste da Jump, em oito longos anos que eu estou aqui. Duas.

Nesse meio tempo, me liguei a revista Neo Tokyo. Eu sempre tive uma aversao por publicar em revistas informativas e sites da net. Nao eh o meu ramo, eu nao quero ser jornalista de quadrinhos, eu quero ser criador. O que me impulsionou a escrever para a NT foi a abordagem mais livre, com mais espaco pra texto do que pra imagens puxadas da net.

Meu primeiro texto foi uma reproducao de um e-mail pra Castelo do Ceu, lista de discussao que eu, vez ou outra, participo. Falava dos tipos sanguineos e de como eles influenciam na personalidade. Nao lembro por que, mas eu jah havia comecado a estudar o assunto antes, e quando foi aberto um topico pra isso, eu descarreguei todo o conhecimento que eu tinha do assunto, que deu um texto enorme.

Bem, mas por bem ou por mal, chegou o dia em que escrever essas materias se tornou cada dia mais massante. Eu tinha minha vida fora disso, meu emprego que dava dinheiro (escrever pra revista NAO DAH DINHEIRO) e me extressava ter que escrever um texto sem poder ter tempo de fazer direito. Tenho um lado meio perfeccionista, nao gosto de ver que eu errei depois. E juntando isso a erros editoriais, eu acabei largando. Eram coisas pequenas, que eu podia ter relevado, mas simplesmente me abriu os olhos: nao nasci pra escrever pra revista, isso nao me dah prazer. E nem dinheiro, entao, nao ganhava em nada.

Minha satisfacao foi conseguir abrir um espaco para quadrinhos dentro da revista, que iniciou exatamente com uma historia minha, TRUCO!, onde eu contava uma historia com o velho jogo de cartas como pano de fundo. Mas isso tambem nao durou muito, apos a minha historia e a do capista da revista, o Carlos, a secao foi extinta.

Meu premio de consolacao foi uma coluna onde eu ensinava a escrever roteiros. Grande, eu dava material praticamente de graca, coisa que eu poderia fazer em um livro e vender pra uma editora por muito mais. Mais perda de dinheiro e tempo. As materias foram descontinuadas, porque eu parei de escrever pra revista nesse meio tempo.

Bem, entao...

Com tanto descontentamento, eu passei a duvidar se realmente valia a pena escrever. Poxa, desisti de fazer faculdade para pensar soh nos quadrinhos, e agora, estava arrependido. Foi uma fase meio dificil, inclusive por outros problemas na minha vida pessoal.

Mas eu sou burro demais pra desistir. E burro demais pra mudar e acertar meus erros.

Cah estou, de novo, escrevendo. Sem futuro, de graca. Mas dessa vez, com a ideia em mente. De que eu estou fazendo isso sem pretensao. Nao pra fazer nome, nem por nada. Soh pelo prazer dos meus dedos nas teclas. O prazer das minhas ideias na tela. E de poder, novamente, conhecer pessoas com isso.

Eu realmente gosto de escrever. se fossem outras epocas, eu estaria mandando cartas pra jornais e revistas. Estaria fazendo jornalzinho em mimeografo a alcool. Qualquer coisa. Eh minha salvacao e minha terapia.

Agradeco a todos que quiserem acompanhar meu egoismo, lendo sobre soh o que eu quero escrever e se possivel, dando ideias e opinioes.

Douka yoroshiku onegaishimasu!

2 comentários:

  1. Somos 2 egoístas .

    De alguma forma não soa pejorativo.

    Torço e confio em você, amigo.

    Parece idiota , mas considero sim. Somos 2 pessoas ocupadas e com objetivos claros que não tem muito tempo e que se preparam para algo importante pra si.

    Acho que aí eu encontro a singularidade.

    :)

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela nova aventura Fabio!
    Eu gosto muito que você este de volta neste novo formato. Aqui tem um leitor fiel. (E assim practico o meu portugués :P)

    Abraços!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails