Yo!
Comprei a edicao especial da revista Brutus, sobre a carreira de Takehiko Inoue, passando por Vagabond, Slam Dunk e Real, e comentando toda a arte, que nao se limitou aos seus mangas.
A revista eh otima, nao soh pra quem curte a arte de Inoue, mas tambem por ter muito material de bastidores, fotos do estudio dele, artes originais, um poster grandao com a imagem da capa, coisa muito interessante para qualquer um que curte quadrinhos e ilustracao. Ainda traz uma materia interessante sobre arte japonesa, sobre a carreira de pintor de Miyamoto Musashi e sobre os trabalhos mais desconhecidos de Inoue.
Ainda nao li a loooonga entrevista que ele dah sobre sua carreira, Vagabond e arte em geral. Portanto, estou soh postando algumas fotos que tirei da revista.
Inoue eh um caso raro nos mundos dos quadrinhos em geral. Ele nao eh soh um autor prolifico, como tambem eh muito respeitado como artista. Foi assistente de Tsukasa Hojo em City Hunter, um otimo curriculo, que mesmo assim eh eclipsado pelo sucesso de Slam Dunk, sucesso de publico e um dos tres maiores titulos da Shonen Jump, em popularidade e vendagem (os outros sao Dragon Ball e One Piece). Fez muitos trabalhos ligados a sua paixao pelo basquete, mas foi na biografia de Miyamoto Musashi que ele se redescobriu como artista. Largando o processo natural dos mangas, ele passou a usar pincel, aproximando seu traco ao traco do proprio Musashi, que terminou sua vida largando a espada e usando seu punho para fazer arte.
Vagabond eh hoje o segundo titulo mais vendido em publicacao, atras de One Piece apenas. O seu final foi anunciado para esse ano, se tudo der certo. Apesar das criticas, Vagabond se tornou um titulo importante pra historia do manga pelo seu valor artistico e apesar de nao se ater nem ao livro que inspirou o inicio do manga, nem aos fatos reais da vida do samurai, a vida de Musashi de Vagabond acabou se tornando mais um pedaco da lenda, que vai ser lembrado pelas proximas geracoes.
A arte de Inoue evoluiu muito em Vagabond e varias exposicoes foram feitas com material da serie, e paineis cada vez maiores com a arte de pincel e bokusai que Inoue herdou de Musashi. E nao como exposicoes de quadrinhos, mas como exposicoes de arte, tendo Inoue aclamado por criticos como pintor, e nao quadrinhista.
Como quadrinhista, Inoue ficou conhecido por sua caracterizacao afiada e pelo seu controle absoluto da narrativa. Slam Dunk eh uma aula de criatividade e solidez visual e Vagabond leva o termo “quadrinhos cinematograficos” para outra dimensao com o controle de tempo de cena e narrativa didatica. Nao por menos, esses materiais sao quase obrigatorios na biblioteca de qualquer autor. (se voce puder procurar, em fotos de ambientes de trabalho de mangakas, quase sempre voce encontra as duas series nas prateleiras. Serio.)
E nao eh novidade que Inoue eh um dos meus favoritos.
A revista Brutus eh uma revista de comportamento masculino. Em geral, ela mistura materias sobre acessorios, carros, roupas, eletronicos e filmes com entrevistas de personalidades da musica, quadrinhos e cinema, num enfoque mais sofisticado e adulto. Foi dela que saiu o material mais recente de Katsuhiro Otomo em quadrinhos. Curiosamente, tem uma outra revista chamada Popeye, tambem masculina, mas mais pop.
Belo texto. O Inoue é fera mesmo.
ResponderExcluirSerá que a gente acha o scan por aqui? hehehe
ResponderExcluirInoue é mestre, queria ter a revista pra guardar hehe
ResponderExcluirolá, tem como você orientar para fazer um pedido especial dessa revista, mesmo sendo tão tardio, queria arriscar para ver se encontro a revista.
ResponderExcluirqualquer coisa me passa informações no e-mail: renisramos@hotmail.com
abraços