Yo!
A serie Professional, na rede NHK, exibiu dia 15 de agosto, um especial sobre Takehiko Inoue, autor de Vagabond e Slam Dunk.
O programa bota uma camera ao lado de um grande profissional de alguma area especifica, tentando mostrar um lado mais pessoal do trabalho e da vida de pessoas que fazem a diferenca.
Com Inoue, pudemos ver seu metodo de trabalho, suas duvidas, os percalcos e becos sem saida que Vagabond cravou em sua carreira e tambem um pouco sobre suas memorias de Slam Dunk.
Comparando as duas obras com luz e escuridao, Inoue fala de como se encantou com uma cena que mostrava Sakuragi esfregando bolas de basquete numa quadra escura, sozinho. Ele era a luz, sempre positivo, nao aceita derrotas e se esforca sempre, mesmo sem saber. E Musashi, que esconde na forca de sua espada a sua propria covardia, eh como a escuridao.
O metodo de trabalho de Inoue eh centrado nos personagens. Em certo momento, jah no estudio da NHK, ele diz que nao se interessa por historia. Os caminhos que a historia vao levar sao soh caminhos. Ele trabalha com personagens. Toma cuidado pra nao destruir os personagens, respeita-los, e tambem, faze-los crescer.
Em Slam Dunk, a historia, que comecou como uma simples comedia escolar com basquete, mudou a partir da cena que citei acima. Sakuragi, sem saber, se esforcando, tentando melhorar naturalmente. Isso era o que fazia o personagem crescer aos olhos de Inoue e ele decidiu reforcar isso cada vez mais. Foi ai que o rumo da historia mudou, passando a ser uma historia de crescimento, com Sakuragi treinando e aprendendo.
Mas o foco foi mesmo no trabalho de Inoue em Vagabond. E o mais interessante, eles pedem que o artista explique o que aconteceu com ele quando Vagabond ficou um ano sem sair.
Vagabond eh feito por Takehiko e uma horda de assistentes. Em seu estudio, em algum lugar de Toquio, ele trabalha em ciclos semanais. Comeca rascunhando o nemu, um rascunho da historia onde a narrativa eh definida. Em seguida, ele faz as paginas, a lapis, com tracos rapidos, apenas marcando posicoes. Inoue eh responsavel apenas pelos personagens, arte-finalizados completamente com pincel. Em seguida, os assistentes se revezam, desenhando partes do cenario, detalhes, colocando reticulas… Eh por isso que ele assina IT Planning. A maior parte do trabalho eh feito por assistentes.
O mais interessante de tudo eh ver a forma que Inoue encara o trabalho, entrando profundamente em cada historia, se colocando em xeque, pra encontrar as solucoes corretas para cada cena.
No processo do nemu, onde ele escreve a historia, Inoue sai a rua, entrando em cafes e restaurantes, para escrever em terreno hostil, longe de seu escritorio, sua casa, longe da seguranca que pode tirar sua concentracao e levar a preguica. Dessa forma, ele tem um horario pra terminar, pessoas a sua volta, todo o tipo de problemas.
Como todo mangaka, Inoue tem prazos, que muitas vezes, ele tem dificuldade pra cumprir, nao pela complexidade do trabalho de arte, mas por causa da historia, por causa de suas preferencias em relacao a cada personagem. E eh ai que entramos no enorme hiato de um ano.
Estavamos no meio da saga de Kojiro Sasaki, o grande rival de Musashi. Encurralado, Kojiro se ve sem saida, tendo que matar pessoas sem motivo, apenas pra sobreviver. A cena exprime todo o sentimento do personagem, sua angustia, e assim terminava a historia, deixando Inoue em um enorme precipicio, sem saber o que fazer em seguida.
Em Vagabond, Inoue lida com um universo muito triste, de pessoas angustiadas e escuridao por todo o lado. Isso se tornou estafante pra ele, e o apice da historia de Sasaki, onde a alegria do personagem finalmente foi engolida pelas trevas do mundo de Vagabond, foi a ultima gota. Takehiko Inoue precisou tirar ferias.
As pessoas costumam ainda ligar Vagabond ao livro Miyamoto Musashi, mas Inoue jah segue seu proprio rumo faz tempo. Seus personagens sao outros e sua meta eh outra.
A serie Professional jah teve dois grandes nomes dos mangas em numeros anteriores. Um foi o maior nome da animacao japonesa, Hayao Miyazaki, na epoca de Gake no Ue no Ponyo, e o outro foi Naoki Urasawa, no inicio de Pluto. Alem disso, tambem jah estiveram do lado de Takashi Nagasaki, produtor de manga, que acompanhou Urasawa em Monster, 20th Century Boys e outros sucessos e foi o primeiro a criar essa categoria, ao se tornar editor independente.
O programa estah no site NHK on Demand, pago, e tambem pode ser adquirido em DVD. Sao cinco Box atualmente, mais um volume unico com o programa de Miyazaki. Tambem existem varios livros da serie. Cofre na certa, programa de primeira.
Depois que eu li slam dunk minha concepção de arte mudou completamente e tbm não tem como uma pessoa não gostar do sakuragi
ResponderExcluirParece que eles estão vivos
Sempre fui fã de belos traços..os do Inoue estão em outro patamar na minha opinião. O homem é foda :)
ResponderExcluirValew pela informação Fabio, abraços!